31 de Janeiro de 2020

EBANX e o comportamento de compra online em sites internacionais

Como ajudamos um unicórnio brasileiro a entender o comportamento de compra online do seu público-alvo.

...
Daniela Schermann

Head de Marketing do Opinion Box

A pesquisa de mercado existe para ajudar empresas a tomar decisões com mais segurança, baseada em dados e não em achismos. Hoje viemos contar a história de como o EBANX, uma empresa de pagamentos que opera no Brasil e em outros sete países da América Latina, conheceu o Opinion Box e realizou uma pesquisa para entender mais a fundo o comportamento de compra online dos brasileiros em sites internacionais.

A empresa: Conheça o EBANX

Em 2019, o EBANX se tornou o primeiro unicórnio da região sul do país. A fintech ajuda mais de mil empresas de comércio digital a expandirem seus negócios pela América Latina, por meio de soluções tecnológicas de pagamento. Ao mesmo tempo, ela permite que milhões de latino-americanos tenham mais acesso a produtos e serviços de empresas globais, pagando da forma com que estão acostumados, usando cartão de crédito doméstico e boleto bancário, por exemplo.

Fazem parte da carteira de sites clientes do EBANX marcas como Spotify, Airbnb (os dois em uma parceria com a Worldline), AliExpress e Wish.

O contexto

O EBANX precisava de uma pesquisa para entender com mais detalhes o comportamento dos consumidores brasileiros que compram produtos e serviços em sites internacionais. Eles estavam em busca de uma empresa que fosse flexível e ágil, pois o prazo era curto, e que ao mesmo tempo transmitisse credibilidade e confiança.

Procurando por empresas de pesquisa de mercado, a analista de inteligência de mercado Priscila Fenelon encontrou o Opinion Box. Nós recebemos um email explicando em linhas gerais o projeto de pesquisa e logo entramos em contato para entender mais.

Foram algumas conversas para juntos chegarmos no melhor formato de pesquisa, com uma amostra ideal para gerar insights e um valor de acordo com o orçamento previsto pela empresa para o projeto.

A pesquisa sobre o comportamento de compra online

A pesquisa foi realizada com 3.029 consumidores maiores de 18 anos de todas as classes sociais e regiões do Brasil. Para responder à pesquisa, era preciso ter realizado pelo menos uma compra em sites internacionais nos últimos 12 meses.

O questionário da pesquisa teve 60 perguntas, divididas entre caracterização do consumidor, comportamento de compra online de produtos e comportamento de compra online de serviços em sites internacionais, e foi elaborado em conjunto pelo EBANX e pela Opinion Box.

A coleta foi realizada no nosso Painel de Consumidores e durou 7 dias úteis.

Os principais resultados sobre o comportamento de compra online

A pesquisa revelou que, entre as varejistas internacionais de comércio eletrônico, AliExpress e Wish estão entre as mais populares.

O principal motivo que leva os consumidores a fazer compras cross-border é a busca por um preço menor. E, entre os principais fatores que influenciam a escolha de onde comprar está o preço, o valor do frete e a qualidade dos produtos.

Spotify

O estudo trouxe ainda outros dados, referentes às formas de pagamento mais usuais e a tendência de crescimento das compras nos próximos 12 meses e muito mais.

Beyond Borders: o relatório final da pesquisa 

Os dados da pesquisa, em conjunto, foram compilados no relatório Beyond Borders: The Cross-Border Consumption in Brazil, que foi apresentado pelo EBANX durante o LatAm Cross-Border Summit, evento sobre negócios na América Latina organizado pela fintech no Rio de Janeiro em setembro de 2019. 

O evento contou com 30 palestrantes e centenas de participantes de diversos países para discutir o potencial de negócios na América Latina. 

Para conferir de perto o relatório realizado pelo EBANX com a pesquisa do Opinion Box, é só baixar o arquivo

Os dados também foram divulgados em um press-release . Os portais Exame ,Terra , Estadão e outros repercutiram a notícia com os principais dados da pesquisa. 

Priscila, analista do EBANX responsável pelo projeto do início ao fim, elogiou a confiança que transmitimos durante toda a pesquisa. 

“O Opinion Box foi flexível, ágil e rápido, e me passou uma segurança muito grande, desde o primeiro atendimento até a entrega dos dados”.”

Priscila

Analista do EBANX

Quer construir um case de sucesso com a gente?

Você também pode fazer uma pesquisa de mercado para entender os hábitos de compra dos seus consumidores. Assim como o EBANX, a sua empresa pode utilizar os dados para tomar decisões de forma mais inteligente. 

Nós estamos aqui para escutar os seus desafios de negócio e, juntos, construirmos um case de sucesso. Fale conosco!