06 de Março de 2020

PayPal e a relação do consumidor online com segurança

Como a pesquisa de mercado desvendou a relação, as preocupações e as experiências do consumidor online em relação a sua segurança.

...
Daniela Schermann

Head de Marketing do Opinion Box

Uma pesquisa de mercado é a chance ideal de conectar uma empresa aos interesses de seu público. Existem insights que só podem ser descobertos quando informados por seus próprios consumidores – e um questionário de pesquisa é o elo que as marcas têm para ouvir que mais importa para eles. Este é um case de como a PayPal, empresa líder no mercado de pagamentos virtuais, foi até seus consumidores para entender como eles lidam com questões de segurança.

A empresa: Conheça o PayPal

O PayPal é uma empresa fundada no fim dos anos 90 nos Estados Unidos. Sua principal sede está localizada na Califórnia, mas a empresa está presente no Brasil não apenas como referência em meios de pagamento virtuais, mas também com um escritório próprio em São Paulo.

Com a missão de reimaginar o dinheiro e democratizar serviços financeiros, a PayPal é líder em tecnologia financeira e tem orgulho de se considerar uma empresa que coloca o consumidor no centro de tudo o que fazem.

O contexto da pesquisa

Vivemos em um momento da economia em que a tecnologia transformou nossa relação com o dinheiro. O PayPal, com seus mais de 20 anos de história no mercado de transações virtuais, teve a preocupação não só de oferecer serviços de ponta, mas também de investigar um fator decisivo para que o consumidor escolha onde comprar e como pagar por seus produtos: a segurança.

A segurança da informação e dos dados fornecidos ao fazer compras é uma preocupação constante, mas como ela é absorvida e demonstrada pelos consumidores? Quão bem informados os consumidores online estão sobre as melhores práticas de segurança? Será que suas experiências foram mais positivas ou negativas em relação à segurança?

O questionário que elaboramos a partir do briefing do PayPal tinha como objetivo responder a essas e outras tantas perguntas sobre um tema tão complexo. E parte dos resultados é o que vamos contar agora.

A pesquisa sobre segurança online

A pesquisa consistiu em 2.306 entrevistas com consumidores online de todo o país. Participaram do estudo homens e mulheres que fizeram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses. Os entrevistados responderam a 54 perguntas relativas ao tema segurança, passando por suas percepções, opiniões e experiências vividas principalmente nas compras virtuais que realizaram.

Neste que foi o segundo estudo contratado pelo PayPal, nossos especialistas em pesquisa de mercado se esforçaram para encontrar o perfil exato do público da pesquisa e, no fim, elaborar um questionário que transmitisse as principais preocupações com segurança que queríamos entender. 

Em menos de uma semana, de 19 a 24 de março, coletamos as mais de 2 mil entrevistas que se transformaram em um relatório cheio de insights sobre a segurança na percepção do consumidor.

Já realizamos diversos projetos com o Opinion Box e o processo todo, desde o pensar na narrativa da pesquisa, até apresentá-la ao mercado, é permeado por comprometimento, análise crítica, resiliência e profissionalismo. A equipe da Opinion Box está sempre contribuindo com sugestões para tornar o projeto mais atrativo e amplo de acordo com a estratégia do negócio. Com isso, os resultados costumam ser bastante positivos e nos ajudam a reforçar narrativas importantes da marca no País.”

Mayra Martins

Gerente de Comunicação do Paypal

Principais resultados sobre e o universo das compras online

Nossa pesquisa também investigou as causas por trás de tanta preocupação. Nesse caso, o que conta muito são as experiências negativas vividas ou de conhecimento dos entrevistados. Descobrimos que 65% dos entrevistados conhece um amigo ou familiar que sofreu algum golpe pelo telefone, enquanto outros 60% sabe de casos de golpes pela internet. Ao mesmo tempo, cerca de 60% do público já clicou em links do WhatsApp ou de e-mails sem saber se eram seguros ou não.

Um ponto positivo entre as descobertas do estudo foi avaliar que o consumidor brasileiro tem a preocupação de seguir algumas boas práticas de segurança. Essas práticas vão desde ações mais simples, como os 90% que utilizam senhas na sua rede de wi-fi, até o uso de senhas mais complexas e menos óbvias, como feito por 72%.

Resultados como os destacados acima foram levantados pela pesquisa contratada pelo PayPal e apresentados em coletiva de imprensa sobre o tema da segurança sob o ponto de vista do consumidor.

Quer construir um case de sucesso com a gente?

Você também pode fazer uma pesquisa de mercado com públicos específicos e sobre temas diversos. Assim como o PayPal, a sua empresa pode levantar dados sobre o perfil, os hábitos e as preferências do seu consumidor. 

Nós estamos aqui para escutar os seus desafios de negócio e, juntos, construirmos um case de sucesso. Fale conosco!