Margem de erro no Painel Opinion Box

Para termos 100% de certeza sobre um determinado assunto, precisaríamos entrevistar todas as pessoas de uma população. É o que acontece em uma eleição, por exemplo, em que todos os eleitores são consultados. Em uma pesquisa, selecionamos aleatoriamente um grupo de pessoas em uma determinada população e as entrevistamos. Por isto, sempre haverá uma margem de erro.

 

A margem de erro pode ser entendida como a estimativa máxima de erro. O seu valor dependerá do tamanho e da homogeneidade da população e da quantidade de pessoas entrevistadas. Quando dizemos que margem de erro de uma pesquisa é de três pontos percentuais, isto significa que se 57% dos seus entrevistados afirmaram que voltariam a comprar um produto, a porcentagem de pessoas nesta população que voltaria a comprar este produto está entre de 54% e 60%.

 

Outro conceito importante ao definir a sua amostra é o intervalo de confiança. Em uma pesquisa, devem ser entrevistadas pessoas selecionadas aleatoriamente em uma população. E se outras pessoas fossem entrevistadas? Os resultados seriam os mesmos? O intervalo de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados, respeitando a margem erro, se outro grupo de pessoas em uma mesma população fosse entrevistado.

 

Na tabela abaixo, você confere as margens de erro de pesquisas realizadas no Painel Opinion Box em diferentes quantidades de entrevistas para um intervalo de confiança de 95%.

 

Margens de erro no Painel Opinion Box