08 de Julho de 2021

Flora e nossas descobertas sobre os critérios das mulheres para comprar produtos de beleza

Como os dados de pesquisa de mercado ajudaram a embasar decisões de negócio da Flora, alinhadas com as necessidades dos consumidores

Pedro Dangelo
Pedro Dangelo

Inbound Marketing do Opinion Box

Antes de investir em novos produtos, toda empresa deve saber o que o seu consumidor espera, quais são suas necessidades e o que eles mais desejam na hora de comprar. É dessa forma que os lançamentos farão muito mais sucesso na opinião de que mais importa: quem vai usá-los.

Neste case, nós vamos te contar sobre um cliente muito especial do Opinion Box, a Flora, e como a empresa de cosméticos, higiene pessoal e limpeza consegue usar dados de pesquisa para criar os produtos que as clientes mais querem.

Conheça a Flora

A Flora faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros por meio de suas 12 marcas comerciais, que envolvem produtos de limpeza e cuidados pessoais.

Hoje, com mais de 40 anos de história e detendo marcas extremamente conhecidas como Minuano, Francis, Neutrox, Albany e Kolene, a Flora já tem cerca de 2 mil colaboradores e ultrapassa a marca de R$ 1,6 bi de faturamento.

A Flora também é conhecida por entender a fundo os hábitos de consumo dos brasileiros, criando produtos focados em atender às necessidades do consumidor. É sobre essa característica que vamos falar neste case, com dados de uma pesquisa realizada junto ao Opinion Box.

Flora

Contexto da pesquisa

A Flora é uma empresa que entende muito bem o valor da opinião dos consumidores na hora de construir produtos e estratégias. Afinal, nada vale mais do que saber exatamente o que o seu consumidor deseja, não é mesmo?

Pensando nisso, uma pesquisa que realizamos para a Flora, entre março e abril deste ano, teve como objetivo entender o que as mulheres consideram na hora de escolher produtos de beleza para comprar.

De cara, nosso estudo descobriu que 75% das mulheres entrevistadas mudaram o seu critério de escolha de produtos de beleza nos últimos anos.

Atualmente, mais de 40% priorizam produtos com mais ingredientes naturais. Além disso, 73% afirmam que deixariam de comprar um produto ao saber ser testado em animais.

A atenção para os componentes dos produtos também passa por outros itens da composição deles. Antes de testarem um novo shampoo, por exemplo, 58% dizem ler o rótulo do produto para descobrir se o item tem sal. 38% também se atentam também à presença de silicones pesados, parabenos e corantes.

A partir de dados como esses, a Flora tem investido em novidades nas suas marcas. Exemplo disso é o lançamento recente da linha OX Plants, com 93% de ingredientes naturais. Todos os produtos da linha foram desenvolvidos e formulados sem adição de cloreto de sódio (sal), silicones, óleos minerais, corantes e parabenos.

Quer conhecer melhor os resultados da pesquisa e entender como a Flora está usando os dados para inovar e agradar o consumidor? Confira então a matéria completa sobre a pesquisa na Exame.

Quer construir um case de sucesso com a gente?

Assim como a Flora, você também pode fazer uma pesquisa de mercado para entender o perfil do consumidor, testar produtos e conceitos.

Nós estamos aqui para escutar os seus desafios de negócios e, juntos, construirmos um case de sucesso. Fale conosco!

Confira outros cases de sucesso do Opinion Box