2023
2022
2021

SEGMENTO

FARMÁCIAS


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

53

+1 pontos comparado
ao ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

10

SEGMENTO

FARMÁCIAS


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

52

+10 pontos comparado
ao ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

10

SEGMENTO

FARMÁCIAS


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

42


MARCAS AVALIADAS

10

Destaques do segmento

Ultrafarma
NPS
58
Droga Raia e Drogasil
NPS
56

O segmento de farmácias tem algumas peculiaridades. Antes de mais nada, trata-se de um setor composto por lojas muito parecidas, que oferecem poucas variações entre seus mix de produtos. Isso dificulta a missão de diferenciar uma marca da outra, mas o consumidor, é claro, sempre tem suas preferidas. No nosso ranking, elas são a Ultrafarma, seguida pela Droga Raia e a Drogasil, empatadas em segundo lugar. Outra característica importante para quem quer sair na frente dos concorrentes é dar a devida importância para a experiência na loja física. Tanto os clientes detratores quanto os neutros e os promotores apontam a experiência na loja física como um dos três principais motivadores para a nota de NPS, juntamente com preço, relação custo-benefício e promoção.

Marcas avaliadas

Araújo

Drogasil

Pacheco

Panvel

Droga Raia

Extrafarma

Pague Menos

Ultrafarma

Drogaria SP

Farmácia São João

Araújo Farmácia São João
Droga Raia Pacheco
Drogaria SP Pague Menos
Drogasil Panvel
Extrafarma Ultrafarma


Principais motivos da nota

Promotores

Preços/relação custo-benefício

25%

Promoções

15%

Experiência loja física e Variedade de opções

12%

Neutros

Preços/relação custo-benefício

26%

Promoções

15%

Experiência loja física

14%

Detratores

Preços/relação custo-benefício

21%

Experiência loja física

14%

Promoções

12%

Ultrafarma
NPS
66
Panvel
NPS
58
Drogasil
NPS
56

Atualmente, temos no país mais de 85 mil farmácias, incluindo os grandes grupos e as farmácias independentes. Este é um mercado que está em constante crescimento e que terminou o ano de 2021 com um crescimento de mais de 10%.


Ainda assim, o presidente da Febrabar (Federação Brasileira das Redes e Independentes de Farmácias), Edison Tamascia, explica que, apesar dos bons resultados, o segmento é marcado por fortes desafios.


Um dos principais, segundo ele, é que é um mercado composto por muitas lojas parecidas que oferecem o mesmo mix de produtos: “Assim, por ser um setor de iguais, a forma de se destacar é preciso se diferenciar em relação a experiência dos usuários”, explica o presidente.


O consumidor parece concordar. Tanto os detratores quanto os promotores apontam a experiência na loja física como um dos três principais motivadores para a nota de NPS, juntamente com preço, relação custo-benefício e promoção.


Mesmo sabendo que experiência é um diferencial, o segmento não apresenta os melhores resultados e está entre os 10 segmentos com pior NPS. Por outro lado, vale destacar que o mercado de farmácia teve um crescimento de 10 pontos em relação ao ano anterior.


Entre as três marcas que mais se destacaram no segmento, temos Ultrafarma, Panvel e Drogasil.



Principais motivos da nota

Detratores

Preço / Relação custo-benefício

29%

Experiência na loja física

14%

Promoção

10%

Promotores

Preço / Relação custo-benefício

23%

Promoção

15%

Experiência na loja física

13%

Pacheco
NPS
49
Droga Raia
Panvel e
Ultrafarma

Você tem a impressão de que a todo momento surge uma nova farmácia na sua cidade, no seu bairro ou no trajeto entre o trabalho e a sua casa? Pois saiba que provavelmente isso não é apenas uma impressão, já que o mercado de farmácias brasileiro vem crescendo a uma taxa de 5% a 8% ao ano nos últimos anos.


A venda de produtos pela internet, o aumento da oferta de medicamentos sem prescrição e a diversidade do mix de produtos das farmácias, que hoje incluem comida, acessórios de beleza, produtos de beleza e até produtos pet, ajudam a impulsionar o crescimento do mercado.


Por se tratar de uma crise de saúde, a pandemia impulsionou ainda mais esse mercado, que teve um crescimento de 13,6% no faturamento de janeiro a outubro de 2020 em comparação com o ano anterior.


A venda de produtos como suplementos, vitaminas, relaxantes e anti depressivos contribuíram para esse crescimento.


A marca que obteve o principal destaque no NPS foi a Pacheco, com 49. O resultado não é por acaso. A marca faz parte do grupo DPSP, que vem investindo na transformação digital nos últimos anos.


A empresa criou uma área voltada para iniciativas digitais com foco nas demandas do consumidor omnichannel e tem feito parcerias com diferentes startups para fomentar uma cultura mais data driven.


Monitore o NPS da sua marca e faça diversos
tipos de pesquisa
Quer saber mais sobre esse segmento?
Adquira nosso relatório com dados exclusivos do NPS Benchmarking.