2022
2021

SEGMENTO

INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

61

+12 pontos comparado
ao ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

17

SEGMENTO

INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

49


MARCAS AVALIADAS

19

Destaques do segmento

Apple
NPS
77
Xiaomi e Dell
NPS
71

A constante busca da indústria por inovação, design moderno e velocidade diferenciam os lançamentos tecnológicos a cada ano. Tanto que inovação e modernidade foi o segundo principal motivo apresentado por aqueles que deram notas 9 e 10 para as marcas de informática e eletrônicos avaliadas.


Em 2021, o setor de eletroeletrônicos apresentou um crescimento real (descontando a inflação) de 7% e a expectativa é que, em 2022, o crescimento seja de 2%.


As três marcas no topo do nosso ranking tiveram excelentes resultados financeiros: a Apple apresentou recorde no quarto trimestre de 2021 (que no ano contábil da empresa se encerra em 25 de setembro) e um crescimento de 29% em relação ao ano anterior, a Xiaomi destacou um crescimento de 8% até setembro de 2021 e a Dell anunciou recorde de vendas e lucro quatro vezes maior no terceiro tri.


Em comum, as três marcas investem constantemente em customer experience. No ano passado, por exemplo, a Xiaomi anunciou a abertura de lojas físicas para complementar a experiência do consumidor. Já a Dell obteve destaque no estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor, realizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) e o Opinion Box.


De acordo com Omar Zeyn, diretor para consumidores da Dell Technologies, a empresa trabalha todos os dias para garantir uma ótima experiência de compra, considerando navegação e conteúdo. “Buscamos promover boas experiências não só durante o uso dos equipamentos, mas em todos os momentos de contato com a marca”, afirma ele.



Principais motivos da nota:

Detratores

Qualidade do Produto

29%

Preço / Relação custo-benefício

17%

Assistência técnica

8%

Promotores

Qualidade do Produto

47%

Inovação / Modernidade

14%

Preço / Relação custo-benefício

12%

Acer
NPS
63
PlayStation
Philips

A evolução do mercado de informática e eletrônicos é curiosa. Primeiro, houve uma explosão de equipamentos, dispositivos e gadgets. Depois, eles foram se fundindo e hoje os computadores, smartphones e smartwatches reúnem praticamente todas as funcionalidades.


É um mercado muito competitivo, com diferentes marcas que disputam a corrida pela inovação e pela atenção do consumidor. Neste cenário, enquanto o NPS do segmento é 49, a Acer se destaca, atinge 63 e fica em sétimo lugar no ranking geral.


A empresa foi fundada na década de 70 em Taiwan e chegou ao mercado nacional em 1992. “Na Acer, nossa prioridade é garantir a melhor experiência possível aos mais diversos tipos de usuários – desde os que precisam de uma máquina versátil para as atividades do dia a dia de trabalho, até os que dependem de potência e imersão para disputas com games de última geração”, comenta Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil.


“Nosso propósito está presente em todas as etapas da criação de nosso portfólio de produtos e soluções, atendimento e ações junto aos nossos consumidores. Desta forma, vamos além de apenas inovar apostando em tecnologias de ponta; buscamos transformar todo o ecossistema para reimaginar a tecnologia do futuro”, finaliza.


O mercado de informática e eletrônicos foi afetado pela pandemia. Em um primeiro momento, a preocupação foi com a falta de insumos, especialmente das peças que são importadas do mercado chinês. Num segundo momento, o receio maior passou a ser a demanda, que estava bem abaixo do esperado.


Mas, no fim do ano e no início de 2020, algumas notícias positivas reacenderam o otimismo. Em 2020, a Samsung teve lucro 29,6% maior do que no ano de 2019, a Acer anunciou os melhores resultados desde 2013 e a venda de chromebooks e tablets bateu recorde durante a pandemia.


Monitore o NPS da sua marca e faça diversos
tipos de pesquisa