Como calcular a margem de erro da sua pesquisa

Calcule a margem de erro da sua pesquisa considerando o intervalo de confiança de 95%

A margem de erro da sua pesquisa é:

0%

Dúvidas sobre margem de erro, população e amostra? Veja abaixo

O que é margem de erro?

Margem de erro é o índice que determina a estimativa máxima de erros dos resultados da sua pesquisa quantitativa. Quanto maior a margem de erro, menos preciso serão os dados da pesquisa de mercado.

Imagine, por exemplo, que uma pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Se um dos resultados é que 38% dos entrevistados estão satisfeitos com o produto, isso significa que o percentual de pessoas satisfeitas pode variar de 36% a 40%.

O cálculo da margem de erro leva considera o tamanho da população e o tamanho da amostra da pesquisa.

O que é e como determinar a população de uma pesquisa?

No universo da pesquisa de mercado, chamamos de população o número total de indivíduos que compõem o seu público-alvo. Por exemplo, se você vai fazer uma pesquisa com seus clientes, a sua população será o número total de clientes que você possui. Agora, se você vai lançar um produto que será comercializado no estado do Rio de Janeiro e se destina a mulheres das classes a e B, a sua população será todas as mulheres cariocas das classes A e B.

Existem diferentes formas de estimar a população da sua pesquisa. No site do IBGE, por exemplo, há diversos dados sobre a população brasileira que ajudarão a determinar o tamanho da população do seu estudo. Caso você não saiba o tamanho da sua população, a recomendação é sempre colocar um número abrangente. Por exemplo, você pode trabalhar com o número da população brasileira.

O que é e como determinar o tamanho da amostra?

Com exceção das pesquisas censitárias, que entrevistam todas as pessoas de uma população, as pesquisas de mercado determinam uma parcela aleatória dentro da população para responder ao questionário.

A esta parcela, damos o nome de amostra. Para que a amostra seja representativa da população, é importante que ela possua as mesmas características e proporções do total de indivíduos que compõem a população.

Assim, se a sua amostra representa a totalidade dos brasileiros, ela deve respeitar as proporções de sexo, idade e renda da população brasileira, por exemplo.

Para determinar o tamanho da sua amostra, deve-se levar em conta que, quanto maior a amostra, mais precisos os resultados.

O que é intervalo de confiança?

Na calculadora de margem de erro, consideramos um intervalo de confiança de 95%. Mas o que isso quer dizer na prática?

As pessoas que participam de uma pesquisa são selecionadas aleatoriamente dentro da população daquela pesquisa. E se outras pessoas fossem selecionada, os resultados seriam os mesmos?

O intervalo de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados, respeitando a margem erro, se outro grupo de pessoas em uma mesma população fosse entrevistado.

Dizer que uma pesquisa tem intervalo de confiança de 95% significa dizer que, se ela fosse repetida 100 vezes, ela daria o mesmo resultado em 95 das vezes.

Como fazer pesquisa de mercado?

Com as soluções de pesquisa de mercado online, é possível fazer uma pesquisa de mercado de forma simples, rápida e com custos acessíveis. O Opinion Box possui uma plataforma de pesquisa de mercado em que você cria o seu questionário, define a sua amostra e envia sua pesquisa sem sair da frente do computador.

Se preferir, nós temos um time de especialistas que pode cuidar do seu projeto do início ao fim.

Preciso de pessoas para responder à minha pesquisa

Você pode fazer a pesquisa com seus próprios contatos ou em nosso Painel de Respondentes, com mais de 100 mil consumidores em todo país, prontos para responder à sua pesquisa.

Ao fazer uma pesquisa no Painel de Respondentes, você escolhe o perfil de pessoas de acordo com a população da sua pesquisa. Nós enviaremos a pesquisa apenas para as pessoas que atendem ao seu perfil.

Se precisar de filtros de segmentação mais específicos, como mães, pessoas que possuem carros ou universitários, é só entrar em contato com nosso time de especialistas.

Simule agora o preço da sua pesquisa no painel de respondentes.



Fale com Especialista