31 de Janeiro de 2020

Faber-Castell e o perfil do consumidor de lápis

Como ajudamos a multinacional alemã de material escolar e de escritório a traçar estratégias de produto mais assertivas.

...
Daniela Schermann

Head de Marketing do Opinion Box

A pesquisa de mercado é uma ferramenta fundamental para quem desenvolve produtos e quer entender as necessidades e desejos do consumidor. Hoje você vai descobrir como ajudamos a Faber-Castell a entender o perfil do consumidor dos produtos da marca para desenvolver novos produtos.

A empresa: Conheça a Faber-Castell

Se você teve infância, provavelmente a Faber-Castell dispensa apresentação. A multinacional alemã foi fundada em 1761 e atualmente produz aproximadamente 2 bilhões de lápis por ano.

A fábrica da empresa localizada em São Carlos, no interior de São Paulo, é líder mundial na produção de ecolápis, que utiliza apenas madeira proveniente de florestas gerenciadas de forma sustentável. A empresa cultiva cerca de 20 metros cúbicos de madeira por hora, o que equivale a cerca de uma carga de caminhão.

O contexto

A Faber-Castell e o Opinion Box já têm uma história antiga. A marca de lápis nos conheceu por meio do 100 Open Startups, um movimento que divulga anualmente o ranking das cem startups mais atraentes para as grandes empresas.

Desde 2017, o Opinion Box ocupa o primeiro lugar do ranking de marketing. E foi justamente neste primeiro ano, em um dos eventos do 100 Open Startups, que nós tivemos o primeiro contato e em setembro daquele ano fizemos o primeiro estudo para a Faber-Castell.

De lá pra cá já foram seis pesquisas realizadas para entender o perfil do consumidor de diferentes produtos e categorias, seus drivers de compra e os hábitos de consumo, além de estudos para testar conceitos de produtos.

As pesquisas de perfil do consumidor da Faber-Castell

As pesquisas que realizamos para a Faber-Castell testam hipóteses, validam ideias e aprofundam o perfil do consumidor. Nós fazemos junto com a área de marketing da empresa todas as etapas da pesquisa, desde a criação do questionário e definição da amostra até a análise dos resultados, que são apresentados ao final de cada projeto em uma reunião presencial.

Os insights da pesquisa são utilizados para estabelecer novas estratégias de produto e comunicação.

Quer construir um case de sucesso com a gente?

Assim como a Faber-Castell, você também pode fazer uma pesquisa de mercado para entender o perfil do consumidor, testar produtos e conceitos.

Nós estamos aqui para escutar os seus desafios de negócios e, juntos, construirmos um case de sucesso. Fale conosco!