06 de Março de 2020

PayPal e a relação do consumidor online com segurança

Como a pesquisa de mercado desvendou a relação, as preocupações e as experiências do consumidor online em relação a sua segurança.

Daniela Schermann
Daniela Schermann

Head de Marketing do Opinion Box

Uma pesquisa de mercado é a chance ideal de conectar uma empresa aos interesses de seu público. Existem insights que só podem ser descobertos quando informados por seus próprios consumidores - e um questionário de pesquisa é o elo que as marcas têm para ouvir que mais importa para eles. Este é um case de como a PayPal, empresa líder no mercado de pagamentos virtuais, foi até seus consumidores para entender como eles lidam com questões de segurança.

A empresa: Conheça o PayPal

O PayPal é uma empresa fundada no fim dos anos 90 nos Estados Unidos. Sua principal sede está localizada na Califórnia, mas a empresa está presente no Brasil não apenas como referência em meios de pagamento virtuais, mas também com um escritório próprio em São Paulo.

Com a missão de reimaginar o dinheiro e democratizar serviços financeiros, a PayPal é líder em tecnologia financeira e tem orgulho de se considerar uma empresa que coloca o consumidor no centro de tudo o que fazem.

O contexto da pesquisa

Vivemos em um momento da economia em que a tecnologia transformou nossa relação com o dinheiro. O PayPal, com seus mais de 20 anos de história no mercado de transações virtuais, teve a preocupação não só de oferecer serviços de ponta, mas também de investigar um fator decisivo para que o consumidor escolha onde comprar e como pagar por seus produtos: a segurança.

A segurança da informação e dos dados fornecidos ao fazer compras é uma preocupação constante, mas como ela é absorvida e demonstrada pelos consumidores? Quão bem informados os consumidores online estão sobre as melhores práticas de segurança? Será que suas experiências foram mais positivas ou negativas em relação à segurança?

O questionário que elaboramos a partir do briefing do PayPal tinha como objetivo responder a essas e outras tantas perguntas sobre um tema tão complexo. E parte dos resultados é o que vamos contar agora.

A pesquisa sobre segurança online

A pesquisa consistiu em 2.306 entrevistas com consumidores online de todo o país. Participaram do estudo homens e mulheres que fizeram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses. Os entrevistados responderam a 54 perguntas relativas ao tema segurança, passando por suas percepções, opiniões e experiências vividas principalmente nas compras virtuais que realizaram.

Neste que foi o segundo estudo contratado pelo PayPal, nossos especialistas em pesquisa de mercado se esforçaram para encontrar o perfil exato do público da pesquisa e, no fim, elaborar um questionário que transmitisse as principais preocupações com segurança que queríamos entender. 

Em menos de uma semana, de 19 a 24 de março, coletamos as mais de 2 mil entrevistas que se transformaram em um relatório cheio de insights sobre a segurança na percepção do consumidor.

Já realizamos diversos projetos com o Opinion Box e o processo todo, desde o pensar na narrativa da pesquisa, até apresentá-la ao mercado, é permeado por comprometimento, análise crítica, resiliência e profissionalismo. A equipe da Opinion Box está sempre contribuindo com sugestões para tornar o projeto mais atrativo e amplo de acordo com a estratégia do negócio. Com isso, os resultados costumam ser bastante positivos e nos ajudam a reforçar narrativas importantes da marca no País.”

Mayra Martins

Gerente de Comunicação do Paypal

Principais resultados sobre e o universo das compras online

Nossa pesquisa também investigou as causas por trás de tanta preocupação. Nesse caso, o que conta muito são as experiências negativas vividas ou de conhecimento dos entrevistados. Descobrimos que 65% dos entrevistados conhece um amigo ou familiar que sofreu algum golpe pelo telefone, enquanto outros 60% sabe de casos de golpes pela internet. Ao mesmo tempo, cerca de 60% do público já clicou em links do WhatsApp ou de e-mails sem saber se eram seguros ou não.

Um ponto positivo entre as descobertas do estudo foi avaliar que o consumidor brasileiro tem a preocupação de seguir algumas boas práticas de segurança. Essas práticas vão desde ações mais simples, como os 90% que utilizam senhas na sua rede de wi-fi, até o uso de senhas mais complexas e menos óbvias, como feito por 72%.

Resultados como os destacados acima foram levantados pela pesquisa contratada pelo PayPal e apresentados em coletiva de imprensa sobre o tema da segurança sob o ponto de vista do consumidor.

Quer construir um case de sucesso com a gente?

Você também pode fazer uma pesquisa de mercado com públicos específicos e sobre temas diversos. Assim como o PayPal, a sua empresa pode levantar dados sobre o perfil, os hábitos e as preferências do seu consumidor. 

Nós estamos aqui para escutar os seus desafios de negócio e, juntos, construirmos um case de sucesso. Fale conosco!

Confira outros cases de sucesso do Opinion Box