30 de Setembro de 2020

CI&T e a pesquisa sobre transformação digital nas empresas

Como identificamos os desafios e a maturidade da transformação digital nas empresas brasileiras.

...
Daniela Schermann

Head de Marketing do Opinion Box

Fazer pesquisas B2B, ou seja, que entrevistam profissionais, é sempre um desafio. Especialmente quando precisamos entrevistar profissionais mais qualificados, em cargos de liderança. Este foi o desafio que a CI&T nos trouxe com a pesquisa sobre transformação digital, e essa é a história que eu quero contar para você hoje.

Entrevistamos mais de 1.000 decisores de empresas dos mais diversos setores para entender os impactos da transformação digital.

A empresa: Conheça a CI&T

Há 25 anos, a CI&T vem acelerando o impacto de negócios por meio de soluções digitais completas e escaláveis.

Com 12 bases espalhadas eplo mundo e 2.700 profissionais, a empresa é agente de transformação digital para as marcas mais valiosas do mundo, gerando impacto de negócios comprovado em todos os projetos que lidera. A companhia oferece soluções que ajudam a desbloquear o crescimento de receita, impulsionar a experiência do cliente e aumentar a eficiência operacional.

A CI&T atende grandes empresas de diferentes setores, como Vivo, Coca-Cola, Itaú, Nestlé, Porto Seguro, Johnson & Johnson, entre outras.

O contexto

A CI&T é uma das empresas mantenedoras do Cubo Itaú, centro de empreendedorismo tecnológico. O Opinion Box é uma das startups residentes do Cubo Itaú em São Paulo e, em 2019, participamos de um evento promovido pela CI&T dentro do Cubo.

E foi assim que começou a relação entre as duas empresas que têm muito em comum na sua visão de mundo e nos seus objetivos estratégicos.

A pesquisa sobre transformação digital com decisores de empresas

Em 2019, nós fizemos para a CI&T duas pesquisas sobre transformação digital nas empresas. O objetivo era entender os diferentes desafios e as experiências da transformação digital e qual era o nível de maturidade delas.

O grande desafio dessas pesquisas sobre transformação digital era falar com diretores e C-Levels de empresas com mais de 50 funcionários. Este é um público que nem sempre está disponível para responder pesquisas e muitas empresas têm dificuldade para entrevistá-los.

Por isso, utilizamos o nosso Painel com mais de 150 mil consumidores para encontrar aqueles que ocupam cargos de liderança e que poderiam responder a pesquisa sobre transformação digital.

Assim, em cada uma das pesquisas, entrevistamos mais de 1.000 diretores e C-Levels dos mais diversos setores da economia em apenas 10 dias úteis. O questionário tinha 38 perguntas para entender como as empresas estão lidando com a transformação digital.

Os principais resultados das pesquisas sobre transformação digital

A primeira pesquisa sobre transformação digital que fizemos para a CI&T foi compilada no Whitepaper: Impacto de negócio – O elo perdido da transformação digital 2.0.

Entre alguns dados relevantes da pesquisa, vale destacar que 91% das empresas buscam acelerar o processo de transformação digital e 44% destacaram que a transformação digital fez a empresa se destacar em relação à concorrência.

De acordo com altos executivos, o grande desafio hoje é conquistar uma transformação sustentável. Mas não há como escapar. O digital está causando impactos extremos no mercado.

76% dos entrevistados elegeram cultura/pessoas como a base a ser trabalhada na transformação digital.

Na segunda edição do estudo Business Impact Insights, verificamos que para 44,2% dos C-Levels, perder clientes é a principal ameaça de não aderir à transformação digital. Além do risco com os clientes, os C-Levels, especificamente, apontaram perde de competitividade perante o mercado (43%) e perda de eficiência operacional (41%) como outras principais ameaças.

Já o impacto positivo da transformação digital traz o efeito inverso, na visão dos executivos entrevistados – atraindo clientes (51,5%) e aumentando a eficiência operacional (55,6%) e a competitividade no mercado (51%).

Quer construir um case de sucesso com a gente?

Se a sua empresa é B2B, você também pode fazer uma pesquisa de mercado com gestores e decisores de empresas e obter mais informações sobre o seu mercado.

Nós estamos aqui para escutar os seus desafios de negócio e, juntos, construirmos um case de sucesso. Fale conosco!