30 de Setembro de 2020

Mobile Time e as pesquisas sobre o mercado mobile

Como nos juntamos ao Mobile Time para criar o maior acervo de dados sobre o comportamento mobile no Brasil.

...
Daniela Schermann

Head de Marketing do Opinion Box

Desde que os primeiros blackberries chegaram no Brasil, o comportamento do consumidor com seus dispositivos móveis vem mudando constantemente. Seja por causa de um novo modelo de aparelho, um novo aplicativo ou uma nova tendência, estamos sempre adquirindo novos hábitos e padrões sem nem perceber. Desde 2011, o portal Mobile Time se especializou na cobertura da indústria móvel e vem contando com o Opinion Box como um grande parceiro aliado no seu conteúdo.

A empresa: Conheça a Mobile Time

O site Mobile Time surgiu em 2011 para acompanhar empresas e instituições como operadoras de celulares, fabricantes de infraestrutura de rede, fabricantes de smartphones, desenvolvedores de apps, órgãos reguladores e outros agentes do ecossistema mobile. Hoje, o Mobile Time também organiza eventos corporativos para o ecossistema e se tornou a maior referência no Brasil quando o assunto é telefonia e conteúdo móvel.

O contexto das pesquisas sobre o mercado mobile

Em 2014, o Fernando Paiva, editor do Mobile Time, nos procurou para fazer uma reportagem sobre o crescimento das pesquisas digitais. A partir desta matéria, iniciou-se uma conversa que resultou em uma parceria muito relevante para o mercado mobile como um todo: o Panorama Mobile Time/Opinion Box.

O Panorama consiste em pelo menos oito relatórios por ano divulgados periodicamente com assuntos variados.

As pesquisas são conduzidas pelo Opinion Box e as análises são feitas pelo próprio Fernando Paiva. Os relatórios são disponibilizados gratuitamente e se tornaram referência no mercado. Hoje, decisores de empresa do mercado mobile acmpanham as pesquisas e utilizam os dados para tomar decisões, embasar suas ações e até divulgar produtos e serviços.

As pesquisas do Panorama Mobile Time/Opinion Box

Ao longo do ano, são divulgados três temas de pesquisas semestrais: a pesquisa de mensageria, por exemplo, acompanhou de perto o crescimento do WhatsApp no Brasil e também do Telegram e do Instagram. A de comércio móvel mostra como os consumidores foram aderindo às compras através de dispositivos mobile. E, por fim, a de uso de apps acompanha regularmente a presença e evolução dos apps na home screen dos brasileiros e mostra como esse mercado é dinâmico, com a ascensão e queda de vários aplicativos ao longo desses anos.

Além disso, divulgamos também dois relatórios anuais: o de roubo de celulares e o de uso de celulares por crianças.

Para conferir gratuitamente as últimas edições, basta acessar o Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Quer construir um case de sucesso com a gente?

Você também pode fazer uma pesquisa de mercado com o Opinion Box e se tornar referência de conteúdos exclusivos no seu mercado.

Nós estamos aqui para escutar os seus desafios de negócio e, juntos, construirmos um case de sucesso. Fale conosco!