Jornada de compra do consumidor: como a pesquisa de mercado pode te ajudar?

Antes de se tornar um cliente da sua marca, o consumidor percorre por diferentes etapas. Este processo se inicia quando ele descobre que tem uma necessidade ou desejo e termina com a decisão de compra. Estas etapas, em conjunto, formam a jornada de compra do consumidor.

Sendo assim, para poder ajudar o consumidor a percorrer a jornada de compra e tomar uma decisão favorável para a sua empresa, é preciso oferecer a melhor experiência possível, entendendo o comportamento do consumidor em cada uma das etapas, os fatores que pesam na decisão, os canais que ele pesquisa as opções disponíveis e os momentos em que ele interage com a sua empresa.

Nesse sentido, a pesquisa de mercado é uma grande aliada para quem quer entender a jornada de compra do consumidor. Você pode fazer pesquisas para descobrir quem são as suas Buyer Personas e avaliar o processo decisório de cada uma, por exemplo. Além disso, também pode avaliar a experiência de compra e mapear os diferentes pontos de contato, entre várias outras possibilidades.



Quero conhecer a jornada de compra do meu consumidor

Pesquisa para jornada de compra do consumidor: como fazer?

Se você quer fazer uma pesquisa de mercado para entender a jornada de compra do consumidor, fale com um consultor do Opinion Box. Nós vamos ajudar a sua empresa a entender os objetivos da sua pesquisa e a melhor forma de fazê-la.

Você pode criar a sua pesquisa por conta própria na Plataforma de Pesquisa ou contar com a ajuda dos nossos especialistas para cuidar do seu projeto do início ao fim. Temos um painel com mais de 150 mil consumidores aptos para responder às suas pesquisas.



Quero criar minha pesquisa de jornada de compra do consumidor

Quando fazer uma pesquisa para a jornada de compra do consumidor?

Como a jornada de compra do consumidor acontece desde o surgimento de um desejo/necessidade e da primeira percepção do cliente sobre a marca até o momento da compra, as pesquisas voltadas para esse aspecto podem ocorrer em qualquer momento da jornada.

Nesse sentido, basta escolher qual o tipo de pesquisa que se adequa mais em determinado momento da jornada de compra e do seu negócio. Por exemplo, se o seu negócio está em uma fase inicial ou de transição, é importante entender quem é(são) a(s) sua(s) persona(s).

No entanto, se você quer entender a percepção do consumidor sobre um atendimento ou suporte, por exemplo, o ideal é realizar uma pesquisa de avaliação de atendimento.

Modelos de questionário de pesquisa de jornada de compra

Por fim, agora é hora de planejar a sua pesquisa na prática.

Quer conhecer as suas Buyer Personas? Mapear os pontos de contato? Entender o comportamento do consumidor em cada uma das etapas de compra? Utilize os nossos modelos de questionário e crie a sua pesquisa hoje mesmo:


  • Buyer persona
  • Hábitos de consumo DIGITAL
  • Avaliação da Experiência do consumidor
  • Avaliação de atendimento
  • Pesquisa Hábitos de Mídia