Pesquisa de teste de produto: o que é e por que fazer?

Todo produto novo precisa satisfazer alguma dor, desejo ou necessidade do consumidor. Antes de lançar um produto no mercado, então, faça uma pesquisa de mercado para apresentar valor ao seu produto e ver se os consumidores identificam e concordam com sua proposta.

Nesse sentido, se você teve a ideia de um produto ou negócio e está pensando em investir na novidade, o primeiro passo é fazer esse tipo de pesquisa. A partir dos resultados, você entenderá o que os consumidores pensam da sua ideia, se estão dispostos a pagar por ela e se acreditam que o produto vai resolver mesmo uma dor ou um desejo.

Além disso, você também pode fazer uma pesquisa de elasticidade de preço e descobrir quanto as pessoas pagariam pela mercadoria. Dessa forma, você pode entender se o seu negócio é viável e definir estratégias de precificação e promoção.



Tive uma ideia de um novo produto e quero testá-lo

Pesquisa de teste de produto: como fazer?

O Opinion Box tem uma Plataforma de Pesquisa em que você pode criar o seu próprio questionário de pesquisa. Descreva detalhadamente o seu produto e peça para as pessoas avaliarem a solução, contarem se já viram algo similar no mercado e se gostariam de ter este produto. Você pode inserir fotos e vídeos para explicar melhor a sua ideia.

Temos um Painel com mais de 150 mil consumidores para responder às suas pesquisas. Você pode filtrar os entrevistados de acordo com o seu público-alvo.

Se precisar de ajuda para criar a sua pesquisa, nós temos um time de especialistas em pesquisa de mercado. Conte conosco para definir a melhor metodologia de pesquisa, criar seu questionário e analisar os resultados.

Para aprender a fazer uma pesquisa de teste de produto sozinho, nós preparamos um ebook completo com dicas e informações sobre este tipo de pesquisa, além de diversos exemplos de produtos que fracassaram porque não se preocuparam em ouvir o consumidor.



Quero criar uma pesquisa de teste de produto

Quando fazer uma pesquisa de teste de produto?

Além de fazer a pesquisa de teste de produto antes dele ser lançado no mercado, você também pode fazê-la para avaliar um produto ou serviço que já está disponível para os consumidores.

Nesse sentido, você pode testar um produto que já existe para entender como melhorá-lo, ampliá-lo ou desenvolver produtos similares, além de identificar os diferenciais em relação à concorrência e outros atributos de valor.

Modelos de questionário

Agora que você já sabe a importância de fazer esse tipo de pesquisa, é hora de colocar a mão na massa. E nós vamos te ajudar!

Para isso, nós criamos modelos de questionário de pesquisa de teste de produto. Escolha o que mais combina com você edite-o para deixá-lo de acordo com a necessidade do seu negócio:


  • Avaliação de nome de serviço ou produto
  • Intenção de compra
  • Teste de Produto
  • Avaliação da Experiência do consumidor
  • Teste de embalagem
  • Avaliação de Preço