Pesquisa de recursos humanos: o que é e por que fazer?

O seu time de colaboradores está entre aquilo que há de mais valioso na sua empresa. São eles que fazem, todos os dias, o seu negócio acontecer. Além disso, conhecem de perto o seu cliente, o seu produto e os processos da empresa. Por isso, é sempre importante ouvir o que os funcionários têm a dizer. Existem diferentes tipos de pesquisa de recursos humanos, e todas são muito importantes.

Faça uma pesquisa de clima organizacional para avaliar o ambiente, a cultura e a satisfação dos seus funcionários com a empresa. Essa é uma pesquisa essencial para entender se os colaboradores estão motivados e alinhados com os valores da empresa.

Se você oferece benefícios para os funcionários, ou se pretende implantar uma política de benefícios, é muito importante inserir os colaboradores nessa conversa. Ouça suas sugestões e opiniões para que a estratégia realmente motive a equipe. Afinal, de nada adianta investir em benefícios que não vão trazer vantagens nenhuma para os colaboradores.



Quero ouvir o que os meus colaboradores têm a dizer

Como fazer uma pesquisa de recursos humanos?

Fazer uma pesquisa online com seus colaboradores é a forma mais rápida, barata e eficiente de ouvir sua equipe. Você pode enviar sua pesquisa por email para todos os funcionários ou disponibilizar o link da pesquisa na intranet ou newsletter da empresa.

Você pode editar as perguntas antes de enviar e ainda inserir ou excluir questões. Cadastre-se gratuitamente no Opinion Box e crie sua pesquisa de recursos humanos agora mesmo.

Quando criar uma pesquisa de recursos humanos?

Pesquisas de Recursos Humanos podem ser feitas para evitar muitas dores de cabeça, contribuir na retenção de talentos, construir uma cultura organizacional forte e manter um bom clima organizacional.

O recomendável é que elas sejam feitas de forma recorrente. Afinal de contas, as empresas estão em constantes mudanças e é importante acompanhar os impactos delas no cotidiano dos colaboradores.

Além disso, é fundamental comparar as pesquisas de recursos humanos para ver o que melhorou e o que pode ser melhorado no ambiente da empresa.

Sendo assim, os funcionários se sentem valorizados e a empresa pode identificar mudanças de clima, insatisfações e pontos de melhoria mais facilmente.



Quero criar uma pesquisa de clima organizacional