SEGMENTO
PETS
NPS MÉDIO DO SEGMENTO
60
+15 pontos comparado
ao ano anterior.
MARCAS AVALIADAS
7
SEGMENTO
PETS
NPS MÉDIO DO SEGMENTO
45
MARCAS AVALIADAS
3
A relação entre os brasileiros e seus pets é muito intensa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box em outubro de 2021, 3 em cada 4 donos de animais de estimação afirmam que seu pet é a sua melhor companhia e 84% se consideram mais felizes por ter um animal de estimação.
Além disso, 84% concordam que são mais felizes porque possuem um animal de estimação. Tamanha adoração aos animais de estimação fez com que o Brasil se tornasse o segundo maior mercado de produtos pets do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Hoje, há uma infinidade de produtos e serviços voltados para o mercado pet, inclusive grandes redes como a PetLove e a Petz, duas marcas que, inclusive, se destacam no ranking de experiência do nosso estudo, juntamente com a marca de ração Royal Canin.
A PetLove e a Royal Canin possuem áreas centradas na experiência, o que comprova que investir na área traz bons resultados. As ações são facilmente percebidas pelos clientes, que se tornam cada vez mais promotores da marca.
Desde 2020, a Petz também possui uma diretoria exclusiva de customer experience que tem como objetivo integrar a experiência online e offline e se aprofundar no entendimento do comportamento do consumidor para melhorar toda a jornada do cliente.
Detratores
1º
Qualidade do produto/serviço
25%
2º
Preço / Relação custo-benefício
22%
3º
Promoção
11%
Promotores
1º
Qualidade do produto/serviço
41%
2º
Preço / Relação custo-benefício
15%
3º
Variedade de opções
13%
O isolamento social imposto pela pandemia traz impactos profundos em diversos aspectos. O aumento da solidão contribuiu, por exemplo, para um aumento considerável na adoção de cachorros, gatos e outros pets.
A companhia de um bicho de estimação realmente pode ser uma excelente saída para cuidar da saúde mental. Segundo uma pesquisa do Opinion Box, 81% das pessoas que possuem pets em casa concordam que um animal em casa torna o isolamento mais divertido.
Mas é preciso lembrar que manter um cachorro ou gato tem um custo elevado. Ao mesmo tempo que a adoção de pets aumentou, o abandono de animais de estimação também cresceu, e a preocupação é que cresça ainda mais quando a crise econômica se agravar ou quando as pessoas voltarem para uma rotina pós-pandemia.
Mas, por enquanto, o mercado não vê motivos para se preocupar. O Brasil é o segundo maior mercado de pets do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e apesar da pandemia conseguiu crescer em 2020. De acordo com o Instituto Pet Brasil, a previsão é que o setor tenha crescido 13,5% em comparação com 2019.
O destaque do segmento é a marca de ração Friskies, que pertence ao grupo Nestlé.