SEGMENTO
HIPERMERCADOS E ATACADISTAS
NPS MÉDIO DO SEGMENTO
47
Este segmento é novo ou passou por mudanças significativas, por isso não há comparação com o ano anterior.
MARCAS AVALIADAS
8
Em 2021, o setor de supermercados, hipermercados e atacadistas viu o comportamento do consumidor passar por várias mudanças: o avanço da vacinação levou mais gente para os corredores do mercado, mas o escalonamento do desemprego e a diminuição do auxílio emergencial restringiram a renda do consumidor, que também foi impactado pela alta da inflação, que por sua vez chegou a dois dígitos em produtos como açúcar, ovos, carnes e cafés.
O relatório Consumo nos Lares Brasileiros - realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) - analisa as vendas de todo o setor supermercadista, contemplando desde lojas de vizinhança e minimercados a hipermercados e atacarejo, tanto online quanto offline.
Em 2021, o setor apresentou uma alta de 3% em comparação com o ano anterior, mas mostrou alguns impactos do cenário macroeconômico nos hábitos do consumidor: volta da concentração de compras na primeira semana do mês, consumidor mais seletivo e em busca de promoções e mudança de marcas para economizar.
Estas características também aparecem entre os principais motivos apontados por promotores e detratores, como preço, promoção e variedade de produtos.
As marcas que mais se destacaram pela experiência oferecida foram Pão de Açúcar, Assaí Atacadista e Atacadão. O setor como um todo atingiu um NPS de 47 e está entre os dez segmentos com pior NPS.
Detratores
1º
Preço / Relação custo-benefício
22%
2º
Experiência na loja física
18%
3º
Promoção
11%
Promotores
1º
Preço / Relação custo-benefício
23%
2º
Promoção
19%
3º
Variedade de opções
16%