2023
2022
2021

SEGMENTO

MOBILIDADE E CONVENIÊNCIA


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

50

+4 pontos comparado
ao ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

8

SEGMENTO

MOBILIDADE E CONVENIÊNCIA


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

46

+10 pontos comparado
ao ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

10

SEGMENTO

MOBILIDADE E CONVENIÊNCIA


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

36


MARCAS AVALIADAS

10

Destaques do segmento

Zé Delivery
NPS
73
iFood
NPS
60
Uber
NPS
46

Quando o assunto é experiência do cliente, o Zé Delivery se destaca pelo segundo ano consecutivo no segmento de aplicativos de mobilidade e conveniência. A marca tem na sua essência a preocupação com a experiência e realiza diversos tipos de pesquisa de mercado para conhecer a fundo seu consumidor. A estratégia deu certo e colocou o Zé não só no topo do segmento, mas também, como em 2022, entre as 50 marcas com maior NPS do Brasil. O iFood, gigante do setor de entrega de refeições que recentemente expandiu os serviços para a entrega de itens de mercado e até de farmácia, fica com o segundo lugar. Com um NPS de 60, o iFood está consideravelmente atrás do Zé Delivery, que tem 13 pontos a mais.

Marcas avaliadas

99

iFood

Rappi

Uber Eats

99 Food

James Delivery

Uber

Zé Delivery

99 Rappi
99 Food Uber
iFood Uber Eats
James Delivery Zé Delivery


Principais motivos da nota

Promotores

Preços/relação custo-benefício

18%

Qualidade do produto/serviço

15%

Promoções

11%

Neutros

Preços/relação custo-benefício

21%

Promoções, Tempo de atendimento e Qualidade do produto/serviço

11%

Detratores

Preços/relação custo-benefício

17%

Qualidade do produto/serviço

12%

Tempo de atendimento

11%

Zé Delivery
NPS
71
iFood
NPS
57
BlaBlaCar
NPS
56

“Seu pedido chegou.” Os aplicativos de mobilidade e conveniência foram decisivos para que alguns segmentos, como bares, restaurantes e lojas físicas, não fossem ainda mais impactados pela pandemia de Covid-19.


Para os consumidores, eles também foram fundamentais. De acordo com uma pesquisa do Opinion Box e da Lett, 28% dos usuários de aplicativos de entrega fazem pedidos pelos apps toda semana.


Mas a relação entre as empresas e seus entregadores vem sendo motivo de discussão já há bastante tempo. Diversos atos, greves e paralisações ocorreram nos últimos dois anos para reivindicar aumento da taxa de entrega, melhores condições de trabalho e mudança nos algoritmos dos aplicativos que, segundo eles, definem de forma arbitrária o ritmo e o valor do trabalho de entrega.


Polêmicas à parte, quando o assunto é experiência do cliente, o Zé Delivery se destaca pelo segundo ano consecutivo. No primeiro semestre de 2021, o app registrou 29 milhões de entregas de bebidas e buscou construir uma jornada preocupada com a experiência de todos os clientes (cliente final, ponto de venda e entregadores) em todos os pontos de contato.


Além disso, a marca sempre realizou diversos tipos de pesquisa de mercado para conhecer a fundo seu consumidor. A estratégia deu certo e colocou a marca não só no topo do segmento, mas também entre as 50 marcas com maior NPS do Brasil.



Principais motivos da nota

Detratores

Preço / Relação custo-benefício

17%

Tempo de atendimento

12%

Qualidade do serviço

12%

Promotores

Preço / Relação custo-benefício

17%

Qualidade do serviço

15%

Promoção

14%

Zé Delivery
NPS
54
iFood
Rappi

Os aplicativos de mobilidade e conveniência, como a entrega de comida, supermercados e outros itens, foram um fator decisivo na pandemia. Primeiramente porque o delivery contribui para o isolamento social e diminui a circulação de pessoas. Além disso, muitas pessoas que perderam seus empregos se tornaram entregadoras ou motoristas e puderam continuar trabalhando.


Por último, mas não menos importante, o delivery de bares e restaurantes permitiu alguma sobrevida para diversos estabelecimentos. Este setor, que está entre os mais impactados pela pandemia, teria sucumbido se não houvesse um sistema de entregas já estabelecido.


Mas o NPS do segmento está entre os piores, à frente apenas de telefonia e banda larga. Oferecer uma boa experiência neste modelo de negócio, em que o atendente que tem contato diretamente com o cliente final não é contratado, como os motoristas e entregadores, é muito desafiador.


Além disso, os consumidores têm expectativa de receber os produtos com a mesma qualidade que receberiam no ponto de venda, em um prazo curto de entrega.


O principal destaque do segmento foi o Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas criado em 2016 pela Ambev. A gigante do setor de bebidas foi impactada pela pandemia e viu seu lucro líquido diminuir 3,7% em 2020, mas direcionou recursos para impulsionar o aplicativo, e a medida deu certo.


O serviço, que estava disponível em apenas 6 estados no começo de 2020, agora está presente em mais de 200 cidades e finalizou o ano com mais de 27 milhões de entregas.


Diferentemente dos apps de conveniência, os aplicativos de mobilidade tiveram queda brusca na receita durante a pandemia. Parte da perda foi compensada por serviços de entrega, mas não impediu que as principais empresas, como Uber e 99, amargassem resultados negativos em 2020.


Monitore o NPS da sua marca e faça diversos
tipos de pesquisa
Quer saber mais sobre esse segmento?
Adquira nosso relatório com dados exclusivos do NPS Benchmarking.