SEGMENTO
POSTOS DE COMBUSTÍVEL
NPS MÉDIO DO SEGMENTO
37
Este segmento é novo ou passou por mudanças significativas, por isso não há comparação com o ano anterior.
MARCAS AVALIADAS
3
Todo brasileiro sabe que 2021 foi um ano marcado, entre outras coisas, pela expressiva alta no preço dos combustíveis. Depois da gasolina chegar a mais de R$ 7 o litro em vários estados brasileiros, a Petrobras chegou a anunciar uma redução de R$ 0,10 no preço nas refinarias, mas a medida não impediu que o valor do litro na bomba tivesse um aumento de 43% ao longo do ano.
Em um ano de recordes de inflação, os combustíveis, como etanol, gasolina, diesel e até o gás de cozinha, foram os que mais tiveram aumento.
Os aumentos sucessivos foram impulsionados pela desvalorização do real ante ao dólar e pelo aumento do preço dos combustíveis no mercado internacional. O grande problema é que a alta no preço dos combustíveis impacta toda a cadeia de produção e logística, levando ao aumento de preço em outros produtos e serviços.
Como o impacto no bolso do cliente é visível, preço e relação custo-benefício se torna o principal motivo de nota entre os detratores. Os promotores prezam mais a qualidade, mas o preço também aparece entre os três principais motivos.
Levando em conta a experiência, a marca que se destaca é a Shell, que oferece o cartão de fidelidade Shell Box como uma das várias ações voltadas para customer experience.
Detratores
1º
Preço / Relação custo-benefício
41%
2º
Promoção
10%
2º
Qualidade
10%
Promotores
1º
Qualidade
36%
2º
Promoção
14%
3º
Preço / Relação custo-benefício
11%