2023

SEGMENTO

JOGOS E BRINQUEDOS


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

59

*Este segmento é novo ou passou por mudanças em relação à edição anterior do Benchmarking, portanto não há dados comparativos.


MARCAS AVALIADAS

5

SEGMENTO

JOGOS E BRINQUEDOS


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

59

*Este segmento é novo ou passou por mudanças significativas, por isso não há comparação com o ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

6

Destaques do segmento

Lego
NPS
70
ND*
ND*
*Nos segmentos em que avaliamos 5 players ou menos, revelamos apenas a principal marca que teve destaque.

Uma característica importante do segmento de jogos e brinquedos é o quanto seu público pode ser amplo. Por mais que a palavra brinquedo remeta à infância, as pessoas que consomem os produtos das marcas avaliadas no NPS Benchmarking não são necessariamente crianças.


Isso fica claro, em especial, quando analisarmos a marca que conquistou o topo do ranking do setor. A Lego, de origem dinamarquesa, já é conhecida por ter se reinventado ao criar produtos, eventos e experiências que encantam não só crianças, mas também adultos e colecionadores. Essa variedade, a propósito, é importante para os consumidores, já que esse é um dos principais motivos das notas fornecidas pelas pessoas entrevistadas no NPS Benchmarking.

Marcas avaliadas

Estrela

Lego

PBKids

Ri Happy

Grow

Estrela PBKids
Grow Ri Happy
Lego


Principais motivos da nota

Promotores

Qualidade do produto/serviço

37%

Variedade de opções

23%

Experiência loja física

8%

Neutros

Variedade de opções

27%

Qualidade do produto/serviço

21%

Experiência loja física e Preços/relação custo-benefício

11%

Detratores

Preços/relação custo-benefício

33%

Qualidade do produto/serviço

15%

Variedade de opções

13%

PlayStation
NPS
73
Lego
NPS
66
Nintendo
NPS
63

As dificuldades para importar matérias-primas impactou diferentes setores da economia. No caso do mercado de jogos e brinquedos, acabou se tornando uma oportunidade para impulsionar o mercado nacional.


Em 2021, as importações da categoria tiveram uma queda de cerca de 49% em comparação com o período pré-pandemia, segundo a Associação dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Com isso, cerca de três quartos de tudo que é vendido no país está sendo atendido pelas fábricas nacionais.


Ainda assim, quando o assunto é experiência, as três marcas que se destacam no ranking são fabricadas fora do país. No topo do nosso ranking de experiência está o PlayStation que deixou de ser fabricado no Brasil em 2021, quando a Sony fechou sua fábrica em Manaus depois de quase 50 anos de atuação.


O produto sofreu uma alta de preços durante a pandemia, impulsionado principalmente pela escassez de chips. Já a Lego fechou suas fábricas há mais tempo, em 1998, e a Nintendo, que encerrou não só as fábricas mas toda a operação no Brasil, voltou a comercializar seus consoles por aqui em 2020.


Em comum, as três empresas destacam-se no quesito experiência por uma relação próxima com o consumidor e estratégias para fidelizar e encantar seus clientes. A Lego, por exemplo, precisou reinventar-se, baixar o custo das peças e criar eventos e experiências que encantam não só crianças, mas também adultos e colecionadores.



Principais motivos da nota

Detratores

Preço / Relação custo-benefício

33%

Qualidade do produto

12%

Variedade de opções

9%

Promotores

Qualidade do produto

35%

Variedade de opções

18%

Inovação / Modernidade

12%

Quer saber mais sobre esse segmento?
Adquira nosso relatório com dados exclusivos do NPS Benchmarking.