2022

SEGMENTO

MEIOS DE PAGAMENTO


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

56

Este segmento é novo ou passou por mudanças significativas, por isso não há comparação com o ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

10

Destaques do segmento

Visa
NPS
65
Mastercard
NPS
64
American Express
NPS
61

Pix, pagamentos por QR-Code, cartões por aproximação, carteiras digitais. O comportamento do consumidor em relação aos meios de pagamento mudou muito em pouquíssimo tempo.


Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa CX Trends 2022, realizada pelo Opinion Box em parceria com a Octadesk, 66% dos consumidores fizeram pelo menos uma compra utilizando Pix no ano passado e 49% utilizaram carteiras digitais.


Neste mercado em constante mudança, vimos surgir nos últimos anos diversas empresas que têm como objetivo transformar a forma como fazemos transações financeiras. O PayPayl chegou ao país em 2010, o PicPay foi fundado em 2012 e a carteira Ame Digital foi disponibilizada em 2018, só para citar alguns exemplos.


Ainda assim, quando pensamos em experiência do cliente, as três marcas que se destacam são as tradicionais empresas de cartão de crédito e débito: Visa, Mastercard e American Express, nesta ordem. São empresas que sempre se preocuparam com experiência, oferecendo programas de fidelidade, salas VIPs em aeroportos e outros espaços e uma série de serviços agregados.


Mesmo com toda essa diversidade de opções de meios de pagamento, as compras realizadas com cartões cresceram 33% e movimentaram, ao todo, mais de R$ 2,6 trilhões ao longo do ano de 2021.


A pandemia e o crescimento do e-commerce contribuíram muito para este crescimento. Para se ter uma ideia, em abril, maio e junho de 2021, foram realizadas o equivalente a 55 mil transações por minuto, o que representa 7,1 bilhões de pagamentos com cartões.


A expectativa é que, mesmo com a concorrência dos demais meios de pagamento e a volta ao comércio físico, os cartões de plástico continuem mantendo seu espaço no mercado.



Principais motivos da nota:

Detratores

Formas de pagamento

12%

Preço / Relação custo-benefício

10%

Experiência na loja virtual/site

10%

Promotores

Qualidade do serviço

20%

Formas de pagamento

17%

Inovação / Modernidade

11%