2022
2021

SEGMENTO

ROUPAS ESPORTIVAS


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

68

+12 pontos comparado
ao ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

17

SEGMENTO

ROUPAS ESPORTIVAS


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

56


MARCAS AVALIADAS

17

Destaques do segmento

adidas
NPS
78
ASICS
NPS
76
Nike
NPS
75

Já faz um tempo que o mercado de roupas esportivas deixou de ser apenas para atletas ou praticantes de esportes. A moda fitness e a moda praia extrapolam muito as academias e as praias e fazem parte do dia a dia e do guarda-roupa de muita gente.


A relação do consumidor com as marcas de roupas esportivas é tão grande que 7 delas estão no ranking das top 50 marcas deste estudo. Perde apenas para o segmento de beleza e higiene, que tem 8 marcas no ranking, e empata com doces e chocolates.


No topo do ranking do segmento está a adidas, com NPS de 78, abaixo apenas da Lindt no ranking geral. O excelente resultado não vem por acaso. A adidas adota já há um tempo uma estratégia customer centric, que coloca o consumidor no centro de todas as suas ações.


Para os consumidores, os principais motivos que os tornam promotores ou detratores de uma marca de roupas esportivas são o preço e a relação custo-benefício, a qualidade do produto e a variedade de opções.


Em geral, as marcas de roupas esportivas se diferenciam não só pelos seus produtos cada vez mais tecnológicos, mas também a partir do relacionamento com o cliente em patrocínio de eventos, atletas de diferentes modalidades e categorias. Mais que isso, as marcas também investem em marketing social, apoiando causas antirracistas, ambientais e outras.



Principais motivos da nota:

Detratores

Preço / Relação custo-benefício

21%

Qualidade do produto

18%

Variedade de opções

11%

Promotores

Qualidade do produto

45%

Preço / Relação custo-benefício

12%

Variedade de opções

10%

Nike
NPS
67
Adidas
Asics

Já faz um tempo que o mercado de roupas esportivas deixou de ser apenas para atletas ou praticantes de esportes. Prova disso é que no ano passado, pela primeira vez, o topo da Lyst Index foi ocupado por uma marca esportiva, e não por uma marca de luxo.


A Lyst Index é um ranking importante no mercado da moda, que a cada três meses lista as marcas de moda mais quentes ao redor do mundo. E a marca que encabeçou a lista no último levantamento é a mesma que ocupa o destaque do nosso ranking: a Nike.


Os resultados positivos da Nike são impulsionados por diversos pontos. O primeiro é que, no contexto da pandemia, as pessoas passaram a procurar por mais roupas confortáveis ou voltadas para práticas de esportes outdoor. Além disso, a marca investiu fortemente no comércio eletrônico, que aumentou 75% em 2020.


Outro ponto que os especialistas da Lyst Index destacaram foi o posicionamento antirracista da empresa, que destinou 40 milhões de dólares para empresas que tenham impacto social neste tema. Uma pesquisa do Opinion Box de 2021 mostra que o posicionamento de marcas em causas sociais é visto com bons olhos pelos consumidores.


Os mesmos itens que tornaram a Nike a marca mais quente da temporada são também os que a levam a ter o segundo melhor NPS do nosso ranking geral.


Monitore o NPS da sua marca e faça diversos
tipos de pesquisa