2022
2021

SEGMENTO

STREAMING DE ÁUDIO E VÍDEO


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

58

+6 pontos comparado
ao ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

10

SEGMENTO

STREAMING DE ÁUDIO E VÍDEO


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

52


MARCAS AVALIADAS

8

Destaques do segmento

Amazon Prime Video
NPS
71
Spotify
NPS
66
Netflix
NPS
64

O Brasil é o segundo maior mercado de streaming no mundo em penetração de mercado. O dado é do relatório de serviços de streaming mais populares realizado pela Finder e leva em conta a proporção de adultos do país que contrata pelo menos um serviço de streaming. No Brasil, 65% dos brasileiros acima de 18 anos tem pelo menos um serviço contratado.


De acordo com o relatório Insights: Mercado de Streaming do Opinion Box, 37% dos assinantes de streaming começou a usar o serviço nos últimos 12 meses, o que mostra o crescimento exponencial do mercado. Além disso, 69% afirmam que deixaram de consumir a TV aberta para assistir a mais conteúdos em streaming.


O mercado passou por algumas transformações nos últimos anos, com a chegada de serviços como Disney+ e Star+ e a mudança da HBO Go para HBO Max, e com certeza seguirá mudando, com novos entrantes a todo momento neste mercado aquecido. Em números de assinantes, a Netflix ainda é a líder do mercado, mas quando o assunto é experiência, a Amazon Prime Video leva a melhor.


Em segundo lugar, está o Spotify, que oferece streaming de música e podcasts. As três principais marcas investem fortemente em conteúdo próprio para se diferenciar no mercado, além de adotar estratégias de inteligência artificial para recomendar conteúdos em suas plataformas.



Principais motivos da nota:

Detratores

Preço / Relação custo-benefício

21%

Variedade de opções

15%

Qualidade

15%

Promotores

Qualidade do serviço

32%

Variedade de opções

18%

Preço / Relação custo-benefício

12%

Inovação

12%

Netflix e Spotify
NPS
59
Amazon Prime
HBO Go

Antes da pandemia se espalhar pelo mundo, havia uma expectativa de que o mercado de streaming no Brasil passasse por uma revolução muito intensa com a chegada de novos players, como a Disney+, e de promoções agressivas, como o serviço da Amazon Prime que passou a ser oferecido por R$ 9,90.


O mercado de fato se transformou, mas ao contrário da guerra que se imaginava que ocorreria entre os diferentes serviços, o que houve foi um crescimento exponencial do mercado como um todo.


Ainda assim, a Netflix, que assume o destaque do nosso ranking ao lado do Spotify, teve um crescimento de 37 milhões de clientes pagos ao longo do ano e ultrapassou a marca de 200 milhões de usuários em todo o mundo.


A marca já vem apostando há um tempo na produção de conteúdos proprietários para se destacar da concorrência. A estratégia tem dado certo. No Globo de Ouro 2021, o serviço concorreu a 42 estatuetas, levou nove para casa e se consagrou como o grande vencedor do prêmio no ano.


O Spotify, líder no mercado de streaming de áudio, apostou em estratégia semelhante, dedicando-se à produção de podcasts originais. Os resultados também foram muito positivos e a empresa superou as estimativas de receita e atingiu a marca de 155 milhões de usuários pagantes no mundo todo.


Além da diversidade do acervo, tanto a Netflix quanto o Spotify apostam fortemente no uso da tecnologia para entender o consumidor e oferecer conteúdos relevantes para os seus usuários.


Monitore o NPS da sua marca e faça diversos
tipos de pesquisa