2022

SEGMENTO

MATERIAL ESCOLAR E DE ESCRITÓRIO


NPS MÉDIO DO SEGMENTO

69

Este segmento é novo ou passou por mudanças significativas, por isso não há comparação com o ano anterior.


MARCAS AVALIADAS

4

Destaques do segmento

Faber-Castell
NPS
76
ND*
ND*
*Segmentos em que avaliamos 5 players ou menos, revelamos apenas a principal marca que teve destaque.

Normalmente, produtos infantis ou que fazem parte da nossa infância costumam ter um valor emocional muito forte. Isso ocorre por causa da memória afetiva que estes produtos nos trazem e, no caso de pais e mães, pela preocupação de querer sempre oferecer o melhor para os filhos.


Estes dois fatores ajudam a explicar porque a categoria de material escolar e brinquedos ficou no topo do nosso ranking de NPS. Quem não se lembra do cheiro da borracha que usava na escola, da sensação de entrar em uma loja de brinquedos ou de rasgar um embrulho de presente e encontrar ali o jogo que estava esperando?


A marca com maior destaque no segmento é conhecida por todos nós: Faber-Castell. São vários fatores que levam a empresa a esta posição de destaque. Primeiramente, como falamos, o setor de materiais escolares possui forte apelo emocional, o que gera uma proximidade e uma satisfação instintiva nos consumidores.


Mas não é só isso. A empresa é líder mundial na produção de ecolápis, que utiliza apenas madeira proveniente de florestas gerenciadas de forma sustentável. A empresa cultiva 20 metros cúbicos de madeira por hora, o que equivale a uma carga de caminhão. Boas práticas sustentáveis costumam melhorar a percepção de uma marca e elevar sua satisfação e lealdade.


Por fim, a marca também investe em diversos tipos de pesquisa de mercado para conhecer seu consumidor e desenvolver produtos e ações que tenham o cliente no foco da estratégia.


Principais motivos da nota:

Detratores

Qualidade

21%

Preço / Relação custo-benefício

21%

Variedade de opções

9%

Promotores

Qualidade do Produto

51%

Preço / Relação custo-benefício

15%

Variedade de opções

14%